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Foto do escritorMarcelo Lopes

Equipe Feliz, Cliente Satisfeito

Saiba como a #satisfação dos clientes está diretamente ligada ao sentido que sua equipe vê em trabalhar na sua instituição.



Buscar a satisfação de clientes é uma tarefa que exige cuidado contínuo em diversos aspectos.


No ramo educacional a satisfação pode estar ligada a muitos fatores e características de uma instituição de ensino.


Podemos citar muitos exemplos de fatores ou características que influenciam na satisfação de alunos e pais, tais como a infraestrutura, o material didático, a alimentação e os resultados acadêmicos, entre outros.


Mas nenhum deles tem tanta influência na satisfação dos clientes quanto a equipe da escola.


Muito mais do que paredes, livros e cadernos, uma instituição de ensino é feita de pessoas.


Pessoas que se relacionam com pessoas o tempo todo.


E se houver insatisfação em um dos lados desse relacionamento, a probabilidade de haver do outro lado também será muito grande.


Por isso, preocupar-se com a satisfação da sua equipe pode ser primordial para a satisfação, fidelização e até captação de alunos.


Algumas ações podem ser estruturadas pela direção da escola para que a satisfação de sua equipe seja garantida e, como consequência, influencie também na satisfação de alunos, pais ou responsáveis.


Dê Sentido a Cada Função:


Em uma instituição de ensino é muito comum se observar que a equipe pedagógica recebe mais atenção e cuidados por parte da gestão.


Uma situação completamente natural, principalmente porque a maioria dos gestores fazem ou já fizeram parte da equipe pedagógica.


Em um cenário desses é, também, bem comum vermos que as demais equipes não veem sentido em seus trabalhos, já que a escola existe em função da equipe pedagógica (e vice-versa).


Para garantir a satisfação e felicidade da sua equipe, é necessário que todos vejam sentido em participar do dia a dia da instituição.


Garantir que cada função, cada atividade, cada membro da equipe tem importância para o funcionamento da escola e valorizar todas elas é uma forma de dar sentido.


Estar disponível para ouvir, orientar e aconselhar a todos é outra.


Cada membro da equipe depende do gestor para saber que seu trabalho tem importância e faz sentido para a organização.


Reconheça e Valorize:


Seja sincero e me responda (mesmo que mentalmente):


A cada cinco feedbacks que você dá para a sua equipe, quantos são positivos (elogios e reconhecimentos) e quantos são negativos (análises de erros e advertências)?


Possivelmente você estará na média da maioria dos gestores da maioria das empresas.


Essa média gira em torno de 3 a 4 feedbacks negativos a cada 5 feedbacks dados.


Porém, certamente em sua instituição existem muito mais motivos para elogiar do que para criticar.


Passar a focar nesses motivos e em dar mais feedbacks positivos do que negativos é um ponto que influencia demais na satisfação e felicidade dos funcionários.


Não que você não deva corrigir a rota quando necessário. Não devemos nos colocar numa bolha e achar que tudo está indo bem.


Mas ao praticar mais o reconhecimento e a valorização, você mantém a motivação da equipe e o espírito de equipe elevados.


Logo o círculo será virtuoso, pois com motivação e espírito de equipe elevados os membros da sua equipe se sentirão mais satisfeitos e felizes em participar dela, dando seu melhor e recebendo mais feedbacks positivos.


 

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Recompense e Comemore os Resultados:


Este é um ponto sensível, mas muito importante para elevar o nível de satisfação e felicidade da sua equipe.


Ter um sistema de recompensas por resultados obtidos requer, antes de mais nada, uma previsão orçamentária-financeira que permita tal situação.


Requer, também, saber quais resultados se quer alcançar e o que será feito para tal.


Mas, depois de estruturado, o sistema de recompensas tende a trazer resultados maravilhosos na satisfação e felicidade da sua equipe.


Da mesma forma, a comemoração por resultados alcançados deve ser uma prática constante na sua instituição.


E ela não precisa acontecer, necessariamente, apenas sobre resultados pedagógicos (como aprovações em vestibulares) ou sobre grandes resultados (como o sucesso de uma campanha de matrículas).


Pequenas comemorações, como sobre um elogio que algum profissional tenha recebido de algum aluno ou pai/mãe, podem ser uma prática constante da escola que vai influenciar outros membros da equipe a buscar também seus resultados.


Uma dica interessante é vincular o resultado de sua pesquisa de satisfação com a recompensa ou comemoração.


Assim você ligará diretamente um ponto ao outro e estimulará todos a terem foco na satisfação dos alunos, pais e responsáveis.


Capacite Toda Sua Equipe:


Quando falamos em treinamento para um gestor escolar ele logo se lembra da sua equipe pedagógica, dizendo que investe em treinamento e atualização da equipe.


Mas existem as demais equipes que, em maior ou menor grau, exercem alguma influência na satisfação dos alunos, pais e responsáveis.


Secretaria, financeiro, portaria, limpeza e manutenção são algumas das equipes que muitas vezes são relegadas a um terceiro ou quarto plano quando o assunto é treinamento e atualização.


Juntar treinamentos direcionados a cada função com treinamentos mais genéricos é uma forma de valorizar essas equipes, aumentar sua satisfação e fazê-las contribuir ainda mais com a satisfação de alunos, pais e responsáveis.


E a idk Soluções pode te ajudar nessa missão.


Temos alguns treinamentos já estruturados com foco na fidelização e captação de alunos, mas podemos trabalhar temas diversos e específicos, de acordo com a necessidade da instituição.


Conheça nossa página de Palestras & Treinamentos e conte com a idk para ser sua parceira ideal na capacitação de sua equipe.

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