• Marcelo Lopes

IEST Recebe Selo Indikação de Qualidade

O Instituto Educacional Santa Terezinha, de Bragança Paulista-SP, foi a primeira escola a receber tal premiação em 2021



O Selo Indikação de Qualidade tem sua primeira escola premiada em 2021.


É o Instituto Educacional Santa Terezinha, da cidade de Bragança Paulista (interior de São Paulo) que recebeu a premiação após ter realizado a Pesquisa de Satisfação pela idk Soluções.


Na pesquisa utilizamos a metodologia NPS para avaliar a satisfação dos pais e responsáveis com a escola e o resultado do IEST foi verdadeiramente digno de celebração.


Dos 576 pais elegíveis a participarem da pesquisa foram coletadas 269 respostas, o que equivale a uma participação de 45,9% do público elegível no questionário.


Esse percentual de participação nos dá a absoluta certeza de que o resultado da pesquisa representa a o que a comunidade escolar entende sobre os serviços do colégio. E também está dentro do mínimo de respostas que a idk busca para validar o resultado e emitir o Selo.


Dos 269 pais e responsáveis que responderam ao questionário, 226 foram classificados como Promotores na metodologia NPS (ou seja, afirmaram indicar com certeza o IEST para um conhecido ou familiar).


Em resumo, 8 em cada 10 pais do colégio indicam o IEST para outras pessoas.


É um resultado fantástico!


Esse total corresponde a 78,8% dos pais que, quando descontados os 5,9% de pais Detratores, chegamos ao resultado que está estampado no Selo Indikação do IEST:


Índice NPS de 72,9% - Estágio de Qualidade


Com esse resultado o IEST ficou bem acima da média das escolas que já passaram por esse processo pela idk Soluções, que é ter o índice NPS em torno de 70%.


 

Saiba Mais:

NPS Para Escolas, Um Guia Completo Para Sua Aplicação

 

Qualificando as Respostas:


Ainda durante a Pesquisa conseguimos coletar o depoimento de pais Promotores, sobre o que diriam ao indicar o colégio, e as análises de pais Neutros e Detratores, sobre o que deve melhorar para que eles passem a indicar o colégio numa próxima pesquisa.


Dessa forma, entregamos à professora Laís, Diretora, e à equipe de coordenação subsídios que permitem trabalhar mais assertivamente na fidelização dos alunos e também na melhora do processo de atração e captação.


Afinal, sabendo quem pode indicar sua escola, a equipe gestora pode fazer ações pontuais para que essa indicação efetivamente ocorra. Por outro lado, ao saber quem está insatisfeito e com o quê, é possível atuar com foco na fidelização desses pais e alunos.


Ou seja, um processo de pesquisa que pode aparentar simplicidade, mas que, no fundo, dá à equipe gestora uma gama completa de ações que podem resultar no crescimento da escola.


Avaliando as Características:


A última pergunta da Pesquisa pedia para os pais avaliarem 17 características da escola e as classificarem de acordo com o seu nível de satisfação: de Totalmente Insatisfeito a Totalmente Satisfeito.


Na metodologia de Pesquisa de Satisfação da idk Soluções classificamos cada resposta com um peso. Assim, quando um pai marca que está Totalmente Insatisfeito com alguma característica essa recebe peso 1 para a avaliação desse pai ou dessa mãe. Já, ao classificar como Totalmente Satisfeito, o peso é 5.


Ao coletar todas as respostas, avaliamos as características de acordo com a média das avaliações. Quanto mais próxima de 5 essa média for, mais satisfeitos os pais e responsáveis estão com aquela característica.


Por outro lado, quanto mais próxima de 1 for a média, menor é a satisfação.


E quais características são essas?


Temos 12 características que chamamos de fixas, pois elas se aplicam a todas as escolas, como por exemplo Atendimento na Secretaria, Entrada e Saída de Alunos, Material Didático, entre outras. E a escola pode completar essa lista com características específicas dela.


Por exemplo, o IEST avaliou entre essas características seu trabalho de Inclusão Social, o programa de Recuperação de Aprendizagem e a Ferramenta de Aulas On-line.


E as médias das características foram todas muito boas, com destaque para a Limpeza e Manutenção das instalações, com média 4,66, o Atendimento na Direção, com média 4,61, Entrada e Saída de Alunos e Infraestrutura com média 4,60 e o Atendimento na Secretaria com média 4,57.


O que foi muito positivo na avaliação das características do IEST é que todas elas, até mesmo as que tiveram a pior avaliação, finalizaram a pesquisa com média superior a 4, o que significa que os pais e responsáveis estão Satisfeitos com a escola de um modo geral.


Selo e Certificado Indikação:


Como resultado do processo de Pesquisa a equipe gestora recebeu um feedback da idk Soluções em nossa reunião no dia 27 de julho, com todos os dados de NPS e avaliação das características destrinchados por ciclo, série e turma, além de um pequeno Plano de Ação do que fazer daqui pra frente com esse resultado.


Além disso também enviamos uma planilha com todas as respostas coletadas na Pesquisa, onde as organizamos pelo perfil do respondente (Promotor, Neutro ou Detrator), por ciclo e por série/turma.


A escola recebeu também o Selo e Certificado Indikação de Qualidade, que poderá ser utilizado pela gestão escolar na sua comunicação como forma de atrair mais interessados e durante a campanha de matrículas.



Conquiste Esse Diferencial para Sua Escola Também:


O processo de Pesquisa de Satisfação da idk Soluções é um dos projetos com o melhor custo benefício que temos em nossa gama de serviços oferecidos para as instituições de ensino.


Em um processo rápido de pesquisa, onde coletamos a opinião de no mínimo 40% dos pais e responsáveis, conseguimos mapear os principais diferenciais e os pontos cruciais de atenção para que a sua gestão possa agir assertivamente com foco no crescimento da base de alunos.


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