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Pesquisa de Satisfação Escolar: 5 Dicas Valiosas

  • Foto do escritor: Marcelo Lopes
    Marcelo Lopes
  • 21 de mai.
  • 5 min de leitura

Veja quais são as melhores práticas para realizar a pesquisa de satisfação da sua escola e colher o melhor retorno das famílias.


Apesar de ser um processo simples e muito rico em retorno para os gestores escolares, a pesquisa de satisfação ainda é um tema que gera algumas dúvidas entre aqueles que se propõem a fazê-la.


Afinal, qual é a periodicidade ideal para aferir a satisfação das famílias? E qual a melhor metodologia?


Envio a pesquisa para todos os pais ou a faço por amostragem? Como garantir um alto percentual de participação?


Para tirar essas e outras dúvidas escrevemos esse post com 5 dicas essenciais para você dominar esse processo e, melhor, extrair o mais completo feedback das famílias da sua escola.


Aqui vamos falar sobre qual a periodicidade ideal (dica 1), como e o que avaliar (dica 2), qual metodologia usar (dica 3), o que fazer após a pesquisa (dica 4) e como garantir uma altíssima participação dos pais na pesquisa (dica 5).


Vamos lá?


Dica 1: Sobre a Periodicidade:


"Devo fazer uma pesquisa a cada bimestre/trimestre? Ou faço ao final de cada semestre?"


"Oh, meu Deus, vejo tantas empresas dizendo que é preciso fazer a pesquisa de satisfação, mas fico com medo de fazer errado!"


Calma gestora escolar, calma gestor. Essas e outras aflições serão respondidas aqui. Mas, antes de falarmos sobre a periodicidade da realização da pesquisa, é importante que você tenha definido um ponto: qual é o seu objetivo com essa pesquisa.


É possível que você faça apenas uma pesquisa por ano. Como também é possível que você a faça mensalmente. Tudo vai depender do seu objetivo, de como esses dados serão trabalhados por sua equipe e, principalmente, de qual retorno as famílias terão após a realização da pesquisa.


A dica aqui com relação à periodicidade é: quanto menor a periodicidade, menor deve ser o público pesquisado.


É importante ressaltar que ninguém gosta de responder pesquisa de satisfação. Ela é um ponto de estresse na relação do consumidor com a marca e, aqui no nosso caso, da família com a escola.


Então, se você quiser fazer pesquisas mensais, bimestrais ou trimestrais, faça com público reduzido, a popularmente conhecida como amostra.


Selecione alguns pais, seja de uma turma, de um ciclo, ou até aleatoriamente, e envie a pesquisa para eles. Na enquete seguinte selecione outros pais e faça o novo envio, e assim por diante.


Para uma pesquisa global, com todas as famílias, sugerimos que seja feita apenas uma vez por ano. Exatamente como procedemos com as escolas parceiras do Portal Indikação.



Dica 2: Como e O Que Avaliar Na Pesquisa de Satisfação Escolar


A pesquisa de satisfação pode ser utilizada de duas formas bem distintas: a primeira, para avaliar a satisfação do seu público com a sua escola; e a segunda para avaliar a satisfação com alguma característica específica, ou algum tema que seja estratégico para aquele momento.


A avaliação institucional, que é aquela que tem como foco fazer uma análise da satisfação do público com a escola como um todo é a mais realizada no mundo educacional e a que deve ser mais completa (o que não significa ser mais extensa).


Nessa pesquisa seu foco é entender como está a percepção das famílias com tudo o que envolve o dia a dia da escola e deve incluir: características pedagógicas, características de atendimento e características de serviço.


Outra possibilidade é avaliar a satisfação das famílias com alguma situação em específica, como algum evento ocorrido (festa junina, dia das mães, reunião pedagógica) ou com alguma característica que se pretende mudar (material didático, infraestrutura, atendimento em algum setor).


Sua escola pode optar por fazer apenas uma avaliação institucional mais completa, ou complementar essa análise com uma avaliação mais específica de algum ponto da oferta educacional.


Para ambas, novamente, sugerimos que sua equipe tenha bem definido o objetivo e que elas não sejam enviadas em curto espaço de tempo.


As escolas parceiras do Portal Indikação recebem uma avaliação institucional completa e podem contar também com pesquisas pontuais para situações específicas, sempre com a expertise da idk e nosso apoio na realização.



Dica 3: Use a Melhor Metodologia


Aqui, novamente, trazemos uma reflexão para vocês: a metodologia da pesquisa a ser realizada deve atender exclusivamente o objetivo do que se quer avaliar.


A idk é uma forte promotora e utilizadora da metodologia NPS (leia aqui para saber mais sobre essa metodologia), mas sabemos que ela não é a melhor para todo tipo de pesquisa.


Aliás, em alguns casos é totalmente não recomendado a utilização da pesquisa NPS.


Para uma pesquisa institucional você pode, e é até recomendado, mesclar duas metodologias: a NPS, a fim de identificar o perfil de cada respondente (se a mamãe ou se o papai é Promotor, Neutro ou Detrator com relação à escola) e a CSat (Customer Satisfaction) que é a métrica utilizada para medir a satisfação do cliente com determinada marca ou característica da sua escola.


Já para uma pesquisa pontual, onde se quer avaliar essencialmente a satisfação com alguma característica, recomendamos a utilização da metodologia CSAT.


É muito importante entender que a metodologia deve estar diretamente ligada ao objetivo da pesquisa e esse é um primeiro passo super relevante para que a pesquisa traga resultados importantes para a sua gestão.


Além disso, é muito importante que seu questionário seja o mais curto possível, com uma estrutura que permita a análise mais completa com o menor número de questões.


É difícil, mas muito possível.



Dica 4: Não se Limite a Realizar a Pesquisa


Uma pesquisa de satisfação é, além de um ponto de estresse no relacionamento da família com a escola (que é necessário), um processo que requer respostas da escola.


Como o relacionamento do consumidor, aqui chamado de família ou papai/mamãe, com a marca escola é contínuo e constante, quem responde a uma pesquisa de satisfação espera ser ouvido. E espera também receber uma resposta.


Por isso é importantíssimo que a escola se prepare para responder à participação dos pais, seja individualmente (quando uma pesquisa por amostragem, por exemplo) ou com um comunicado geral (para pesquisas institucionais).


Pesquisa de satisfação escolar é conversa e, como toda boa conversa, quem participa dela quer falar e ouvir.


Dar um retorno, seja à uma mamãe insatisfeita, seja através de um comunicado geral, demonstra que a equipe gestora da escola está atenta ao que foi colhido de respostas dos pais e tem planos de ação para melhorar aquilo que está sendo mal avaliado.


As escolas parceiras do Portal Indikação são inclusive aconselhadas a fazerem os dois processos após a Pesquisa de Satisfação NPS: emitir um comunicado geral, trazendo os principais pontos avaliados; e chamar os pais mais insatisfeitos ou os detratores para uma conversa pessoal.


Dica 5: Como Aumentar a Participação das Famílias


É muito comum vermos gestores escolares nos questionarem sobre isso: "como faço para aumentar a participação dos pais na minha pesquisa?".


Esses gestores dizem que sofrem para conseguir 15%, 20% de participação.


Mas trago duas boas dicas aqui.


A primeira é que se vocês seguirem as quatro primeiras dicas que demos aqui a participação já tende a ser maior na próxima pesquisa da sua escola.


Mas se você quiser aumentar mesmo a participação dos pais na próxima pesquisa de satisfação, só tem um jeito: se tornando parceiro da idk e contratando o Portal Indikação para a sua escola.


Por aqui trabalhamos com um mínimo de 40% de participação dos pais nas pesquisas de satisfação, mas já chegamos a atingir incríveis 80% de engajamento.


Usamos uma metodologia única que combina as dicas dadas aqui com um processo cuidadosamente pensado para obter um grande engajamento do púbico.


Entre em contato conosco e veja como podemos apoiar a sua escola com esse e outros processos que visam fortalecer o relacionamento da sua escola com a sua comunidade.






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