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  • Foto do escritorMarcelo Lopes

Campanha de Matrículas On-Line: os Desafios do Pós-Pandemia

A pandemia de Covid-19 mudou a forma da sua instituição de ensino atrair e captar alunos. Veja o que considerar na sua estratégia para uma campanha de matrículas digital.

Atualizado em abril/2021.


Não há mais volta.


O distanciamento social e a pandemia de Covid-19 mudaram e moldaram o comportamento da sociedade mundial.


As relações de consumo sofreram grandes alterações e a forma como o público consumidor se relaciona com as marcas também passaram por esse processo.


Após mais de um ano, todos tivemos que nos adaptar para um cenário de incertezas, realizando o distanciamento e aguardando as mais diversas "ondas" dessa contaminação passarem com aberturas e fechamentos intermitentes tanto de comércios, quanto das escolas.


O ensino à distância e o híbrido se tornaram a nossa realidade, mas a pandemia não afetou as escolas apenas da porta da sala de aula pra dentro.


O processo de atendimento para matrícula também sofreu impactos e a escola que não dispõe de um atendimento on-line ou híbrido corre sérios riscos de ter sua captação de novos alunos comprometida.


Pensando nisso, descrevemos algumas ações que serão fundamentais na estratégia da sua instituição para conseguir atrair e matricular alunos para o próximo ano.


De todas, não temos dúvida que a última será a que mais vai impactar sua campanha.



Presença Digital Deixa de Ser Opção


O distanciamento social fez com que todos nós tivéssemos mais contato digital com o mundo do que antes.


Desde compras por aplicativos e sites, até shows e encontros familiares, todos aumentamos a nossa presença no mundo digital.


Na realidade das instituições de ensino, principalmente de educação básica e superior, essa presença está sendo sentida principalmente na execução da proposta pedagógica. As aulas deixaram de ser presenciais e passaram para o mundo digital.


Assim deverá ser, também, quando sua escola se preocupar com a atração e captação de alunos.


Presença nas redes sociais e nos buscadores deixa de ser opção para quem quiser ser encontrado.


Mas, em ambos os casos, não se trata de uma simples presença. A escola deve ter uma estratégia para engajar sua comunidade e atrair olhares de possíveis interessados.


Nas redes sociais, por exemplo, alternar conteúdo é uma boa tática para aumentar os seguidores e engajar a comunidade.


Patrocinar conteúdos (anúncios) tanto no Facebook, quanto no Instagram (duas redes mais populares no Brasil), é uma ótima forma de atrair novos seguidores e interessados na sua instituição.


Já no Google (o principal buscador da internet mundial) a estratégia está na escolha das palavras-chave que direcionarão para o site (ou páginas dele) da escola.


A estratégia pode estar focada para cada ciclo, para determinadas regiões ou destacando determinadas características da instituição. Ou alguma mistura entre essas possibilidades.


É importante que as palavras-chave estejam replicadas no site da instituição para que haja total alinhamento entre os anúncios e o site (ou página).


E, sim, se sua instituição não investia em anúncios pagos no Google, está na hora de rever essa decisão.


Atendimento Digital Ganha Relevância


A presença digital da instituição na campanha de matrículas só terá algum retorno se for monitorada praticamente full-time pela equipe de atendimento da instituição.


Assim, respostas a comentários, interação via Messenger (Facebook) ou Direct (Instagram), atendimento via WhatsApp e Chat do site e respostas a e-mails e preenchimento de formulários de contato serão fundamentais para essa estratégia.


O atendimento on-line deve funcionar da mesma forma que o presencial e é recomendável que os responsáveis por ambos sejam as mesmas pessoas/equipes.


Também é extremamente recomendável que o horário de atendimento on-line seja o mesmo do atendimento presencial (para não haver sobrecarga e nem criação de passíveis trabalhistas).


Porém, não é possível deixar um contato sequer sem atendimento ou resposta.


E, no mundo digital, quanto mais rápida for a resposta, maiores as possibilidades de sucesso na conquista do cliente.


Tour? Capriche no Virtual


Não que acreditemos que a visita guiada pelas instalações da escola vá acabar.


Mas ela terá que ser repensada de forma a diminuir a quantidade e o tempo dessas interações.


Uma das possibilidades é disponibilizar no site da instituição um tour virtual completo e separado por áreas de interesse.


E, para que a criação desse tour virtual não seja um investimento em vão, o atendimento da instituição deve incentivar aqueles que entrarem em contato a conhecê-la por esse tour virtual.


Além disso, disponibilizar fotos da infraestrutura (em alta definição) tanto no site quanto nas redes sociais, para diminuir a necessidade da visita guiada.


É certo que quanto mais novo o aluno, mais os pais querem conhecer, sentir, tocar a infraestrutura da escola, mas caprichar nesses dois pontos (tour virtual e fotos) pode diminuir essa vontade.


Afinal, ninguém vai querer arriscar uma possibilidade de contágio com tanta informação disponível, não é mesmo?

 

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Apresentação Virtual


O único processo vital para uma instituição de ensino já está ocorrendo à distância: as aulas, com o distanciamento social e o fechamento das escolas, está ocorrendo com professores e alunos longe das salas de aula.


Que tal levar essa expertise para a sua equipe de atendimento?


Por certo muitos interessados na sua instituição irão apreciar essa possibilidade.


Porém, da mesma forma que no atendimento presencial, o atendimento virtual deverá ter um roteiro bem estabelecido, para que todas as informações relevantes sejam passadas.


Estruturar uma apresentação por ciclo, unidade ou curso, pode ser uma boa forma de garantir isso.


E, para finalizar, formalizar tudo o que foi apresentado em uma proposta com imagens da instituição, sua Missão, Visão e Valores, sua proposta pedagógica, link para o tour virtual, tabela de valores e link para formulário de matrículas no site.


Além de garantir um bom atendimento às famílias e alunos, sua instituição vai demonstrar um ar de seriedade e profissionalismo no atendimento aos interessados.


Aprimore a Gestão dos Interessados


Mais do que nunca, cada matrícula será conquistada à base de muito trabalho e dedicação das equipes de atendimento.


A recessão econômica que o mundo irá enfrentar por conta da pandemia é de assustar. Há previsão de que a queda da economia seja maior agora do que foi em 2009.


E isso certamente vai atingir o mercado educacional brasileiro.


Por isso, mais do que nunca, cada contato, cada atendimento (on-line, preferencialmente) e cada interessado serão fundamentais para o sucesso da campanha de matrículas da sua instituição.


Gerir bem todo seu processo de atração e captação será, então, um ponto crucial para atingir esse sucesso.


Cuidar para que todos os contatos revertam em atendimento é o primeiro passo.


E, a partir daí, trabalhar para converter cada vez mais.


Nesse ponto é fundamental que sua instituição invista em alguma ferramenta de CRM (falamos bastante sobre esse tema nesse post) para digitalizar, também, esse processo.


Potencialize a Principal Forma de Atração


Nove em cada dez instituições de ensino básico têm na indicação a sua principal forma de atração de interessados.


Entre os cursos livres, principalmente aqueles que não fazem parte de alguma grande rede, a realidade é praticamente a mesma.


Talvez no ensino superior essa realidade seja um pouco diferente, e o poder de investimento em mídia de massa possa ser o maior catalisador de interessados.


Mas é certo que o processo de indicação é a forma de atração que mais facilmente converte interessados em matriculados, em qualquer instituição de ensino.


Ainda mais se a indicação não é feita apenas para aproveitar um desconto, ou qualquer outra vantagem que indicador e indicado possam receber.


Buscar caminhos para que clientes verdadeiramente promotores divulguem e indiquem sua instituição é uma tarefa árdua e que pode reverter positivamente na campanha de matrículas da sua escola.


No Programa Crescer Juntos ajudamos a equipe gestora da sua instituição a criar estratégias que aumentem a fidelização e, por consequência, o processo de indicação.


Conheça agora o Programa que pode mudar a realidade da sua instituição de ensino.





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