idk Soluções em Gestão Educacional

Av. Piraporinha, 570 - CEP 09891-001

São Bernardo do Campo

CNPJ: 26.703.202/0001-93

© 2020 por idk Soluções

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

5 Dicas Para a Volta às Aulas

Saiba o que fazer para encantar alunos, pais e professores na volta às aulas.

O momento da volta às aulas pode ser uma boa oportunidade para as instituições de ensino causarem uma excelente primeira impressão nos novos alunos, como também revitalizar o conceito daqueles que já não são tão novos assim.


Afinal, depois de tanto tempo longe das salas de aula, é provável que aquela última impressão, deixada no final do ano passado (e mesmo que negativa), comece a ser revista já no primeiro dia, no primeiro contato.


Por isso, preparamos esse post com 5 dicas bem simples, e aplicáveis a escolas de qualquer porte e tipo (educação básica, livre ou superior), que podem surpreender positivamente seus alunos, pais e também os professores (parte fundamental em todo processo de fidelização de alunos).


Vamos a elas?


Dica #1- Veterano Recebe Novato:


Já imaginou como pode ser legal para um aluno novo, que muitas vezes chega em sua escola totalmente perdido, ser recebido por outro aluno de forma empática, amistosa e carinhosa?


E se o aluno novato tiver, em seus primeiros dias de experiência na escola, o suporte e atenção desse seu novo amigo, que seria responsável por apresentar ao novato toda rotina da escola, guiá-lo nos momentos de descanso e, até mesmo, introduzi-lo à turma de amigos?


Pois é, essa é uma forma muito interessante de receber os novos alunos e, também, de estimular os alunos veteranos para o início do ano letivo.


E, quando você menos perceber, essa ação já vai fazer parte da cultura da sua instituição, fazendo com que os alunos veteranos queiram ser os anfitriões dos novos alunos ao começo de cada ano.


E para os alunos novos será uma pequena ação que fará grande diferença no seu sentido de pertencimento logo nos primeiros dias.


Dica #2 - Atividade Fora da Sala de Aula:


O primeiro dia não precisa ser, necessariamente, dentro da sala de aula.


Que tal promover ações que proporcione interação entre alunos, professores e demais funcionários, como gincanas, brincadeiras e esportes?


Essa pode ser uma boa forma de quebrar aquela tensão e ansiedade pelo início do novo ano letivo, além de permitir que os novos alunos já comecem a se ambientar com os seus novos colegas, professores e com a infraestrutura da escola.


Além disso, ao chegarem em casa, todos comentarão sobre os momentos prazerosos que tiveram no primeiro dia, o que certamente irá começar a criar uma boa imagem da escola na mente dos alunos e pais.


Inclusive é bem possível aliar a primeira dica desse post com essa, e assim tornar a experiência mais interessante ainda.

Leia Também:

Gerencie a Campanha de Matrículas Com Esses 7 Indicadores


Dica #3 - Apresente-se:


Outra opção bem interessante para o primeiro dia é, também, fazer uma apresentação da escola e do ano letivo para os alunos.


Certamente que essa apresentação deve ser customizada para cada faixa etária, mas pode ser realizada contando um pouco da história da instituição, sua Missão, seus Valores, quais serão os desafios pedagógicos e acadêmicos para o ano que está iniciando, abordar as principais regras e como deverá ser a rotina dos alunos dentro da escola.


Para não tornar a apresentação algo cansativo e massante, e aí correr o risco de chatear ao invés de encantar, pense em fazê-la de forma divertida, emotiva ou com grande fundo motivacional.


Aflorar as emoções dos alunos é algo que sempre trás grandes impactos para a satisfação e fidelização.


Dica #4 - Faça Algo Especial Para os Pais:


Sua escola faz uma reunião inicial com os pais de alunos?


Caso positivo, que tal preparar algo especial para os pais e responsáveis também?


Nesse caso sugerimos a entrega de algum presentinho para marcar esse primeiro contato. Algo simples como uma flor, um cartão ou algum brinde que sua escola possa mandar fazer.


Outra boa sugestão é preparar um coffee-break em cada sala de aula, para que os pais possam se sentir confortáveis e interagirem com os professores.


A primeira reunião do ano é uma oportunidade incrível para a escola se aproximar dos pais e responsáveis pelos alunos. Proporcione algo para eles que seja marcante e que demonstre o quanto sua instituição preza por essa proximidade.


Dica #5 - Antes Disso Tudo:


Lembre-se dos professores!


A equipe pedagógica é a principal peça no processo de fidelização e encantamento dos alunos de qualquer instituição de ensino.


Receber bem seus professores para mais um ano letivo é um passo fundamental para que a equipe trabalhe mais motivada no início do ano, sendo compelida a atuar de forma ativa na fidelização e encantamento dos alunos.


Torne a volta da sua equipe pedagógica em um evento, tal como sua instituição possivelmente fez no final do ano, demonstrando para cada professor e para cada professora o quanto eles são importantes para a instituição.


E, nesse momento, você pode fazer um pouco de cada uma das dicas anteriores.


Aproveite a semana de planejamento e receba bem sua equipe.


Como já dissemos aqui, não é possível ter um alto índice de satisfação dos clientes sem que sua equipe esteja feliz.


Melhore a Cada Ano:


Ações para fidelização e encantamento de clientes podem, e devem, ser melhoradas a cada ano.


No caso da volta às aulas, com um planejamento prévio é possível, além das ações descritas:

  • Fazer um day-out com os alunos em algum espaço de eventos;

  • Entregar um brinde mais personalizado aos pais na reunião;

  • Proporcionar treinamentos e capacitação para a equipe pedagógica;

  • Fazer um evento de boas vindas para todos na própria escola;

Dado o primeiro passo, use sua criatividade, respeite seu orçamento e coloque a experiência do seu público (alunos, pais e professores) como prioridade.