top of page
  • Foto do escritorMarcelo Lopes

Market share: Por que Esse Indicador Pode Ser Crucial Para a Gestão da Sua Escola

Saiba o que é o market share, quais formas de calculá-lo e porque esse indicador pode dizer muito sobre sua instituição de ensino.

O marketing educacional, em especial o da educação básica, propicia aos seus gestores uma grande vantagem sobre qualquer outra empresa de qualquer outro ramo: a de conhecer sua exata participação de mercado.


Em nenhum outro mercado é tão fácil de se calcular o verdadeiro market share de uma empresa e/ou de seus concorrentes quanto na educação básica.


Aliás, muitas empresas investem muito dinheiro em pesquisas que sempre entregam um resultado aproximado, com algum desvio padrão (natural por se tratar de uma pesquisa).


Mas, o que é e para que serve o cálculo do market share?


É isso que vamos explicar nesse post.


Vamos lá?


O Que É Market Share?


Market share, ou participação de mercado, nada mais é que o cálculo da fatia de mercado que uma determinada empresa concentra.


O cálculo dessa fatia pode ser feito em cima de diversos elementos, como o número de clientes que preferem determinada marca, o faturamento de uma empresa no montante daquele mercado, ou qualquer outro parâmetro que represente determinada marca em comparação com seus concorrentes.


Imagine que determinado mercado é uma pizza. A participação de mercado nada mais é que a fatia que sua marca "come" dessa pizza.


O exemplo acima, apesar de parecer muito inocente, tem tudo a ver quando falamos de market share. Não é incomum você ver uma apresentação de market share sendo realizada através do gráfico de pizza e muito menos incomum é vermos um gestor de marketing se referir ao market share de sua empresa como a fatia que ela ocupa.


Market Share na Educação:


Por conta da divulgação anual dos dados do CENSO Educacional, a tarefa de calcular a participação de uma instituição no mercado é facilitada.


E é exatamente por essa característica que a educação básica privada é diferenciada de outros mercados.


Anualmente o gestor de marketing de uma instituição de ensino consegue avaliar a sua participação de mercado do ano imediatamente anterior e, com essa informação, ter base para calcular a participação do ano corrente.


Já em instituições que não estão ligadas ao MEC, como escolas de idiomas e outras, essa tarefa é bem mais complicada e fica dependente de pesquisas de mercado, que muitas vezes são caras e não estão ao alcance de todas as instituições.


Como Calcular o Market Share?


A forma de cálculo do market share é bem simples e fácil.


Basta você dividir o número de alunos da sua instituição pelo total de alunos do mercado que se pretende analisar. O resultado dessa divisão deverá ser multiplicado por 100 e você terá o percentual da participação de sua escola no mercado.


Porém, aqui vão algumas dicas bem interessantes para serem utilizadas por sua instituição:


  • Faça o cálculo do market share específico, comparando sua instituição com alguns concorrentes, e do market share geral, onde você compara o desempenho de sua instituição com o mercado mais amplo;

  • Sua instituição pode ter mais de um grupo de concorrentes e é importante fazer a análise do market share para todos eles;

  • Busque fazer também esses dois cálculos detalhados por ciclo e/ou curso;

  • Mapeie seus principais concorrentes e faça o cálculo do market share deles também;

  • Acompanhe esse indicador ano a ano e faça um mapa com a evolução da sua instituição no período.

Ao acompanhar a participação de mercado da sua escola você verá como esse índice pode ajudar na gestão do marketing educacional.

 

Leia Também:

 

Porque Acompanhar o Market Share:


A principal função de se acompanhar o market share de sua instituição é para avaliar se as ações de fidelização e captação de alunos estão surtindo um efeito positivo.


E comparar esse dado com o mercado, ou com seus concorrentes, é a melhor forma de saber se sua instituição está realmente crescendo, se está estagnada ou se está perdendo alunos.


Porque até mesmo em um período que se cresce no número de alunos é possível estar perdendo mercado (e quando se perde mercado, também se perde alunos).


Por exemplo, se nos últimos três anos sua escola cresceu 7% no número total de alunos e seus concorrentes cresceram 15%, a participação de mercado da sua instituição diminuiu. Esse pode ser um sinal de que alguma coisa não está certa na gestão do marketing educacional.


A análise ao contrário também é verdadeira. Se sua escola perdeu alunos em determinado período isso não significa necessariamente que sua participação de mercado tenha diminuído.


Analisar sua instituição sob o aspecto da participação de mercado é uma forma de entender como está o desempenho da sua gestão frente a todo mercado educacional em que sua instituição se encontra.


O market share ajuda os gestores a identificar se seu projeto pedagógico está sendo bem aceito, se sua equipe comercial está sabendo "vender" os serviços educacionais e, principalmente, se os atuais alunos estão satisfeitos não só ao ponto de se fidelizarem à sua escola, mas também a trazer novos alunos para ela.


Conte com o Portal Indikação:


O Portal Indikação entrega uma análise anual da participação de mercado da sua instituição de ensino, comparando o crescimento da sua escola com as demais na sua região.


Essa e outras análises você só encontra no Portal Indikação.


Clique no banner abaixo para conhecer um pouco mais sobre o Indikação e fale com nossos consultores


bottom of page