• Marcelo Lopes

Dicas de Leitura Que Irão Potencializar Sua Gestão Escolar

Conheça a lista de sete livros que a idk Soluções indica para os gestores escolares que podem potencializar a gestão das instituições de ensino.



Que o hábito de leitura é extremamente saudável, disso ninguém mais duvida.


E que esse hábito pode, inclusive, influenciar no desempenho profissional de pessoas e equipes, também acreditamos que não há mais dúvida.


Um exemplo disso é a infindável lista de títulos voltados para gestão, marketing, liderança, finanças e diversos outros assuntos que envolvem o mundo empresarial.


São tantos que seria impossível listarmos todos aqui.


Porém, separamos alguns livros que podem auxiliar você, gestor escolar, no dia a dia da sua instituição de ensino.


São livros que não são, necessariamente, voltados ao mundo da educação e que podem contribuir para uma melhora da gestão das escolas, cada um à sua maneira.


Liderança, gestão de equipes, performance educacional, atendimento, marketing, pesquisa de satisfação, diferenciais competitivos e estratégia são os temas que os livros abaixo vão te ajudar.


Então, boa leitura!


As Crianças Mais Inteligentes do Mundo - E Como Elas Chegaram Lá


A primeira dica é de um livro sobre educação, mas que não foi escrito por alguém da educação.


Nesse livro, de 2013, a jornalista estanudiense Amanda Ripley faz uma análise dos resultados dos Estados Unidos no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) comparativamente com os resultados de países que, na época, lideravam esse ranking (Finlândia e Coréia do Sul) e que se destacavam pela melhora na sua performance (Polônia).


Apesar de contar com os dados já desatualizados, o livro trás boas reflexões sobre o que pode potencializar os resultados pedagógico-acadêmicos, tais como o foco em matemática, a formação e preparação dos professores, a questão cultural e familiar, entre outros.


Com uma narrativa agradável, o livro aborda temas do dia a dia do gestor escolar, sob a ótica de alguém de fora da educação e trás opinião de especialistas, gestores, professores e até alunos..


As crianças mais inteligentes do mundo - e como elas chegaram lá

Autora: Amanda Ripley;

Editora: Três Estrelas


Nos Bastidores da Disney


Uma viagem sob como funciona o mundo encantado, e sob como ele faz com que o vejamos como "mundo encantado".


É assim o já clássico livro de Thomas Connellan, em sua 22ª edição.


Através de um encontro de profissionais das mais diversas indústrias, o autor narra o que faz com que os parques da Disney se tornem únicos para cada visitante, em cada visita.


Desde a atenção mínima aos detalhes até o processo de seleção dos profissionais que fazem a magia acontecer, o livro dá uma ideia bem clara de como funciona o reino mágico da Disney e, ainda, é cheio de sugestões de como adaptar o que funciona lá em qualquer tipo de empresa do mundo.


Um tipo de livro que quem gosta de ler irá devorá-lo em alguns dias.


Nos bastidores da Disney

Autor: Thomas Connellan

Editora: Saraiva


O Príncipe


Esqueça qualquer livro sobre liderança que você tenha lido nos últimos anos e fique com o único clássico que você verá em nossa lista.


O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, é indispensável quando se trata de liderança e gestão de equipes, apesar da sua difícil leitura.


Embora muito focado na gestão do estado, ou do que Maquiavel enxergava como deveria ser o estado em sua época, o livro é capaz de trazer insights valiosos para qualquer gestor de equipe, abordando diversas situações que ocorrem, ainda hoje, no dia a dia das instituições.


Vale, também, manter o livro para consultas esporádicas, escolhendo algum capítulo a esmo e buscando, nele, algum insight para sua gestão.


O Príncipe

Autor: Nicolau Maquiavel

Editora: domínio popular.


Diferente - Quando a Exceção Dita a Regra


A professora de Marketing da Harvard Business School, Youngme Moon, descreve a dificuldade para as empresas criarem verdadeiros diferenciais competitivos em mercados cada vez mais iguais.


Muito aplicável ao mercado educacional brasileiro, a análise da autora busca casos extremos de real diferenciação e como essas empresas realmente conseguiram se estabelecer, seja em um nicho de mercado, seja com uma prática realmente diferente.


Com muitos exemplos, infelizmente restritos ao mercado estadunidense, e uma narrativa sem tanto conteúdo técnico, é um livro de agradável leitura e que pode ajudar os gestores a realmente identificarem o que torna sua instituição diferente.


Diferente - Quando a exceção dita a regra

Autora: Youngme Moon

Editora: best business


Leia também:

O Diferencial Competitivo da sua Escola é Realmente Diferente?


55 Maneiras de Encantar o Seu Cliente no Atendimento


Curiosamente o único livro de autor brasileiro na lista, esta deliciosa obra nos faz ver, na prática, como o atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de qualquer tipo de empresa.


O autor, Clézio Amorim, narra 55 situações de atendimento que ele vivenciou e que poderiam serem melhor exploradas pelos diversos locais por onde o autor passou.


Além de narrar cada situação, o autor dá dicas, sobre cada história, de como o atendimento poderia ser melhorado não só pelo gestor, mas também por quem realizou o atendimento.


Outro livro que, se você já está habituado a ler, vai ser devorado em alguns dias.


55 maneiras de encantar o seu cliente no atendimento

Autor: Clézio Gontijo Amorim

Editora: êxito editorial


A Bola Não Entra Por Acaso


Um livro completo sobre estratégia, sobre como transformar uma empresa de resultados medianos em uma das principais players do seu mercado.


Tudo isso baseado na gestão de um clube de futebol. Sim, isso mesmo, um livro sobre a gestão de um clube de futebol que pode ser muito bem aplicado na gestão da sua instituição de ensino.


Nesse livro, o ex CEO do Manchester City (clube do futebol inglês) e ex-vice-presidente do Barcelona FC (clube do futebol espanhol) Ferran Soriano mostra como foi a transformação do Barcelona, antes um clube mediano com algumas boas conquistas, em uma máquina de conquistar títulos, de faturamento e de ampliação na sua participação de mercado.


Sim, participação de mercado para um clube de futebol.


Esse livro traça uma estratégia completa para qualquer tipo de empresa, em qualquer mercado.


A bola não entra por acaso

Autor: Ferran Soriano

Editora: Princípio


A Pergunta Definitiva - Você Nos Recomendaria a Um Amigo?


O livro de cabeceira da idk Soluções é, também, o que deu origem à metodologia NPS (Net Promoter Score).


Nesse livro, Fred Reichheld descreve quais foram os estudos e análise que levaram à criação daquela que se tornou a principal metodologia de pesquisa de satisfação do mercado mundial.


Mas, muito além de apenas descrever o que levou à criação da metodologia, o livro apresenta também como o foco no cliente é a única forma de crescimento sustentável para qualquer tipo de organizaçação.


Leitura obrigatória para quem quer crescer em mercados cada vez mais competitivos.


A pergunta definitiva - você nos recomendaria a um amigo?

Autor: Fred Reichheld

Editora: Campus.


Agora é a Sua Vez:


Deixe nos comentários quais livros você nos indica que te ajudaram a potencializar a gestão da sua instituição de ensino.



32 visualizações

idk Soluções em Gestão Educacional

Av. Piraporinha, 570 - CEP 09891-001

São Bernardo do Campo

CNPJ: 26.703.202/0001-93

© 2020 por idk Soluções

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon