• Marcelo Lopes

O Diferencial Competitivo da Sua Escola é Realmente Diferente?

Termo que já está caindo em desuso no mundo corporativo, o #diferencial #competitivo continua sendo muito utilizado pelos colégios particulares.


Vamos voltar um pouco no tempo?


Entre o final do século passado e o começo desse era muito comum se debater, no mundo da gestão, sobre o diferencial competitivo de cada empresa.


Muito se estudou, e por gente muito competente, sobre como criar e, principalmente, manter um diferencial competitivo no mercado em que se atua.


Porém, atualmente quinze ou vinte anos são muito mais tempo do que eram no começo do século passado, por exemplo.


E nos últimos quinze anos tanta coisa já mudou que é bem capaz que nós não saibamos mais o que e como era o mundo exatamente em 2003/2004.


E o que se pensava, se sabia ou se conhecia no mundo da gestão também vem sofrendo mudanças muito grandes nessa década e meia.


Mas, curiosamente,quando analisamos apenas o mundo da gestão educacional ainda é possível se ver, ler e ouvir muita gente falando sobre o tal do diferencial competitivo.


Se ainda se fala sobre isso em um mercado tão grande como é o da educação privada no Brasil, resolvemos meter nosso bedelho na discussão e provocar.


Afinal, Seu Diferencial Competitivo é Realmente Diferente?


Vamos, então, avaliar exatamente o que é um diferencial competitivo. E, para isso, vamos fazer o básico: entender o significado desse termo.


Diferencial competitivo é, por definição, alguma característica que difere seu produto, serviço ou empresa de seus concorrentes (e de seus produtos e/ou serviços).


Pronto, o post poderia acabar por aqui.


Mas vamos explorar um pouco mais esse tema (afinal, além de o post ter sido criado para isso, a definição apresentada acima é bem básica mesmo).


Para que uma instituição de ensino possa declarar que determinada característica é um diferencial competitivo, ela precisa, primeiro de tudo, saber se seus concorrentes (ou competidores) possuem uma característica semelhante ou não.


Então, se sua escola de educação infantil afirma que o ensino bilíngue é seu grande diferencial, suponho que você conheça tão bem seus concorrentes para que possa afirmar que, em sua região de influência, só sua escola possui esse tipo de ensino.


Esse é o primeiro passo para definir se determinada característica é realmente um diferencial.


O segundo é um pouco mais complicado.


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E o seu Público? Ele Percebe e Valoriza esse Diferencial?


O diferencial, para ter realmente valor, tem que ser percebido e desejado pelo seu público.


É meu amigo, minha amiga, a coisa tá ficando feia pra esse tal de diferencial.


Primeiro, já é muito complicado, em um mercado tão igual e tão cheio de competidores, achar uma característica que te diferencie dos demais.


Agora, além disso, o público da sua instituição (e quem não está nela também) tem que valorizar e querer essa característica.


Pois, o que adianta ser a única instituição que oferece aulas de latim na sua região, se ninguém quer estudar latim?


Se você quiser que uma determinada característica da sua instituição seja identificada como um diferencial, de verdade, lembre-se de pesquisar a opinião daqueles que já consomem seus serviços educacionais.


Eles, e somente eles, podem te dar uma pista se essa característica é realmente desejada e valorizada pelo público consumidor.


Mas, se acalme, nem tudo está perdido.


Pode ser que sim, sua instituição seja a única com ensino de robótica no contraturno na sua cidade, e que o público realmente quer que suas crianças se tornem engenheiros do ITA.


Ou, que não cheguem a tanto, mas que conheçam e desenvolva as habilidades trabalhadas na robótica.


É aí que vem mais uma pergunta (um pouco chata, eu sei) sobre seu diferencial.


Até Quando Seu Diferencial Será Diferente?


Outra característica bastante importante e que pouco vemos alguém orientar os gestores educacionais é que um diferencial tem que ser algo que seus competidores dificilmente consigam ter ou fazer.


Tem que ser uma característica muito mais ligada à cultura, à Missão e aos Valores da sua instituição, do que algum serviço, produto ou parceiro que você disponha ao seu público.


Um diferencial baseado em infraestrutura, em material didático, em pessoas, dificilmente será mantido ao longo dos anos.


Se você anuncia que as aulas de Xadrez e Balet são seus diferenciais, então, aí a coisa complicou de vez.


Quanto mais "penduricalhos" se agrega ao serviço principal, na tentativa de se destacar dos competidores, mais igual o mercado vai ficar. Seus competidores também vão atrás dos mesmos "penduricalhos" e de outros, que o forçarão a também se equiparar a eles.


E essa disputa infinita por agregar cada vez mais benefícios, ou aperfeiçoar cada vez mais o serviço principal, tem o único efeito de deixar todos os competidores cada vez mais iguais.


É um verdadeiro redemoinho competitivo que não leva ninguém a lugar nenhum. No final das contas, uma família que visita 3 ou 4 escolas (e, creia, a média de visitas é exatamente essa) não vai conseguir diferenciar uma da outra tão facilmente.


Identificar qual, ou quais, característica realmente difere a sua instituição dos concorrentes não é um trabalho tão simples e trivial. Por isso deve ser realizado com muita cautela e conhecimento, como descrevemos abaixo.


Ajudando a Identificar Seu Verdadeiro Diferencial:


Para não lhe deixar tão desesperado, a idk Soluções elaborou essa pequena lista que irá ajudá-lo a identificar seu verdadeiro diferencial competitivo:


  • Conheça seus concorrentes: saiba exatamente o que eles falam, divulgam e praticam. Conheça suas instalações, seus penduricalhos (cursos extras), acompanhe-os nas redes sociais, nas mídias, e em todo lugar que for possível. Só assim você vai saber o que pode te diferenciar deles;

  • Saiba o que seus clientes valorizam: pesquise seus clientes de tempos em tempos para saber o que eles mais valorizam na sua instituição, quais são suas principais características e o que vocês fazem de melhor que seus concorrentes. Uma dica, clientes recém-chegados podem ser uma grande fonte de informações nesse sentido;

  • Garanta que ninguém faz o que você faz: talvez a parte mais difícil, mas também a que te trará maiores resultados em se tratando de diferencial. Identifique algo em sua prática que nenhum outro competidor faz ou tenha interesse em fazer. Ou algo que só você tenha e nenhum outro competidor poderá ter.


Como diria Youngme Moon, no excelente livro "Diferente - Quando a exceção dita a regra":


"O percentual de empresas que são realmente capazes de conseguir uma separação competitiva nas categorias que atuam - romper a barreira da mesmice barulhenta e alcançar uma autêntica identificação emocional com os consumidores - é tão pequeno que chega a ser deprimente".

Conte Com Um Parceiro:


A idk possui soluções que podem ajudar a sua instituição a conseguir seu diferencial competitivo.


Contamos com as soluções de Inteligência de Mercado que farão você conhecer seus concorrentes, o perfil do seu público e o que ele valoriza na sua instituição.


Já será um bom caminho para identificar os verdadeiros diferenciais competitivos da sua instituição.


Além disso, temos a Certificação em Atendimento Educacional, que pode se tornar um diferencial para a sua instituição no seu mercado de atuação.


Consulte-nos!

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