NPS para Escolas: Como Usar a Satisfação dos Pais Para Melhorar a Captação de Alunos
- Marcelo Lopes
- 15 de jun.
- 4 min de leitura
Veja como utilizar estrategicamente a pesquisa de satisfação NPS para atrair novas famílias na próxima campanha de matrículas

Possivelmente você já ouviu falar de NPS (Net Promoter Score) e é capaz até de que já aplique esse tipo de pesquisa de satisfação na sua escola, certo?
Mas... e depois de fazer a pesquisa? O que você faz com os resultados?
Vou até melhorar essa última pergunta: como você usa a pesquisa para atrair novas famílias e captar mais alunos?
Porque é muito comum vermos as escolas utilizarem a pesquisa NPS só para "ver se está tudo bem" - e perderem uma baita oportunidade de transformar esse indicador em uma poderosa ferramenta de atração e captação de alunos.
No artigo de hoje você vai ver como transformar uma simples pesquisa em uma ferramenta estratégica extremamente poderosa.
Antes de continuar:
👉 Se você ainda não sabe o que é NPS ou quer relembrar como ele funciona, clique aqui para ler artigo que explicamos tudo sobre NPS na educação:
E Agora? O Que eu Faço Com a Pesquisa de Satisfação Escolar?
Sempre que entregamos o resultado de uma pesquisa de satisfação salientamos dois pontos importantíssimos para os gestores das escolas: pesquisa é conversa e fotografia.
Conversa no sentido de que a escola faz uma pergunta (ou algumas) para as famílias, as famílias respondem e, sim, elas esperam uma nova comunicação da escola. Afinal, a não ser que você esteja perguntando para um adolescente como foi a aula, uma conversa geralmente passa de duas interações.
E fotografia no sentido de que a pesquisa registra o sentimento de um momento. Se uma família acabou de ter uma experiência ruim com a escola, isso vai aparecer na pesquisa. Se, quando você planejou a pesquisa estava tudo bem, mas quando a realizou foi bem na semana daquele evento que as coisas não saíram bem como planejado, saiba que isso vai refletir na pesquisa.
Então o que a gestora ou o gestor escolar deve fazer é:
Leia todos os comentários da forma mais imparcial possível;
Estabeleça uma periodicidade de aplicação da pesquisa (pode ser anual, semestral, que seja) e obedeça essa periodicidade;
Compartilhe os aprendizados com as lideranças formais e informais da escola - todos devem participar dessa análise;
E use os depoimentos de famílias promotoras (mas disso falamos mais logo abaixo).
Tá, mas como o NPS pode melhorar os resultados da campanha de matrículas? Como uma escola pode captar mais alunos com a pesquisa?
O NPS e a Captação de Alunos
Uma pesquisa NPS te dá toda condição de trabalhar estrategicamente na captação de alunos e aqui nós vamos mostrar como.
Começando pelo princípio mais básico: se na principal pergunta da pesquisa você já consegue separar os pais que com certeza indicam a sua escola, você tem na sua mão um grande número de "vendedores" que você nem precisa pagar salário.
Então aqui fica a primeira lição de casa para quem já realizou a pesquisa NPS:
1 - Mapear os promotores e ativar o boca a boca!
Aqui você pode criar campanhas específicas para esse público: campanhas de indicação, coleta de depoimentos em vídeo, grupo de embaixadores, eventos exclusivos de indicação.
Já pensou, por exemplo, criar um evento para os pais promotores onde cada um leva um convidado com filho(a) em idade escolar para conhecer a proposta da sua escola e a forma de trabalho?
2 - Criar conteúdos e argumentos com base no boca a boca!
Você pode infestar suas redes sociais com os depoimentos dos pais promotores, criando vídeos, carrosséis, stories e uma série de outros conteúdos com esses depoimentos.
Além disso, esse conteúdo pode e deve ir para o material de divulgação impresso da sua escola, como aqueles folders que vocês entregam para as famílias na visita durante a campanha de matrículas.
Ah, e deixe os depoimentos mais naturais usando a linguagem dos pais.
3 - Potencialize o boca a boca!
Aqui você vai ter que contar com a parceria da idk Marketing Educacional para colocar sua escola no Portal Indikação.
Na última campanha de matrículas levamos os depoimentos das famílias de nossas escolas parceiras para 13 vezes mais famílias do que eles teriam atingido só por força do boca a boca.
Assim, conseguimos impactar em 15% nas novas matrículas das nossas escolas parceiras e na próxima campanha nossa meta é dobrar esse número!
4 - A pesquisa vai ajudar na fidelização também!
Além de apoiar na captação de novos alunos, o resultado de uma pesquisa NPS pode ajudar a sua escola a fidelizar mais alunos também.
De posse de todo resultado, avalie o que os pais detratores relataram ao justificar sua nota no NPS, mapeie o resultado dos indicadores por ciclo, série e turma e aja com mais assertividade na resolução de problemas.
As escolas parceiras da idk recebem o resultado da pesquisa em uma planilha detalhada por turma, série, ciclo e com uma visão geral da escola. Levamos cada um dos indicadores separados por cada nível e ajudamos a equipe gestora a traçar um plano de ação para fidelizar e também atrair novos alunos.
Mostrar para as famílias insatisfeitas que você a está ouvindo é o melhor marketing de relacionamento possível.
Um Caso de Sucesso
O Colégio COB, com unidades em São Bernardo do Campo e Diadema, começou a parceria com a idk no segundo semestre de 2023, quando fizemos a pesquisa NPS com os pais pela primeira vez.
De lá pra cá já fizemos três edições da pesquisa NPS e, com um resultado de NPS crescente, a equipe gestora decidiu não olhar apenas para o que estava "ruim" nos resultados, ou ficar focada apenas na opinião dos pais detratores.
Eles fizeram isso sim, cuidaram para esses pais se sentissem acolhidos, mas também atuaram fortemente sobre os pais promotores.
Resultado?
40% a mais de novas matrículas na campanha 2024-2025. Um recorde para a escola.
Tenha o NPS Como Uma Bússola
O NPS é um importante indicador para a gestão da sua escola e, como podemos ver nesse artigo, além de ajudar na fidelização uma pesquisa nessa metodologia pode auxiliar, e muito, a sua escola na captação de novos alunos.
Escolas que passam a utilizar o NPS como um indicador de gestão tendem a ter um crescimento sustentável, pois as famílias se sentem valorizadas e ouvidas.
Use os elogios como prova social, trate as críticas como oportunidade de evolução, acompanhe esse indicador como uma meta da sua escola e, se você quiser uma parceira especialista nesse tema para te apoiar, chame a idk:
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