A Infraestrutura Como Aliada na Captação de Alunos

Saiba como a #infraestrutura pode influenciar na captação de alunos e aproveite nossas dicas para potencializar a do seu colégio.



Muito se fala, no ramo educacional, de como a infraestrutura escolar pode influenciar direta e indiretamente no desempenho dos alunos.


É comprovado através de estudos de entidades muito sérias que escolas com melhor qualidade na infraestrutura geram melhores resultados acadêmico-pedagógicos ao longo dos anos.


E não estamos falando aqui apenas de resultados em ENEM ou vestibulares, mas sim de todo o trabalho de formação do aluno e do ser humano.


Porém, o que raramente vemos em pauta é que a infraestrutura também exerce influência na captação de alunos.


E que essa influência pode ser determinante para o crescimento de uma instituição ao longo dos anos.


Para entendermos isso é necessário, primeiro, esclarecermos alguns pontos.


Afinal...


O que Faz Parte da Infraestrutura Escolar?


Por mais óbvio que isso possa parecer, podemos dizer que tudo o que está dentro dos muros (e algumas coisas que estão fora deles) fazem parte da infraestrutura.


Mas, se é óbvio, por quê escrevemos?


Porque esse "tudo" inclui coisas que às vezes até ignoramos, de tão básicas que são.


Por exemplo, água potável, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, mobiliário de sala de aula adequado a cada idade, entre outros.


E vai parar em coisas que muitas vezes sua instituição pode não ter condições de proporcionar como, por exemplo, lousas interativas, laboratórios, biblioteca, quadra coberta, piscina, salas temáticas, entre outros.


Ou seja, tudo o que é tangível na sua instituição de ensino pode ser considerado parte da infraestrutura.


A Infraestrutura e o Marketing Educacional


Se analisarmos o composto de marketing de uma instituição de ensino, podemos perceber que a infraestrutura se encaixa bem no P de Praça (ou por alguns chamado de Ponto).


É na infraestrutura que se vende e se executa o serviço educação.


Não é à toa que, por exemplo, na enorme maioria das escolas particulares do país os pais e alunos são convidados a conhecer a instituição quando a visitam com interesse em realizar uma matrícula.


Não é à toa, também, que muitas faculdades e universidades particulares divulgam sua infraestrutura como um chafariz para atrair novos alunos.


Por isso a infraestrutura tem tudo a ver com o marketing da sua instituição de ensino.


E por isso, também, que ela influencia na captação de novos alunos.

Leia Também:


O Diferencial Competitivo da Sua Escola é Realmente Diferente?

Da Fidelização à Captação:


Como escrevemos lá em cima, não são poucos os estudos que garantem que a qualidade da infraestrutura influencia no desempenho escolar.


Segundo a arquiteta Luciana Corrêa, do escritório DecorArquitetura e do site Arquitetura para Escolas, "o bom projeto arquitetônico transforma a escola num espaço estimulador e diverso, firmando o aprendizado, o pensamento e a socialização".


Quando falamos da educação privada é fato que essa influência gera a fidelização dos alunos.


Afinal, quando um aluno (ou uma família) percebe a evolução na aquisição de conhecimento, o nível de satisfação com a instituição aumenta e a fidelização cresce.


Como sabemos, principalmente na educação básica, quando as taxas de fidelização e satisfação crescem, aumenta outro número importantíssimo para o crescimento de uma instituição de ensino.


O da indicação de novos alunos.


E a infraestrutura pode influenciar diretamente nesse processo.


Como Preparar a Infraestrutura?


Quando falamos que a infraestrutura influencia na fidelização e pode influenciar na captação de novos alunos é bom frisar que alguns cuidados devem ser tomados.


Pois não é qualquer infraestrutura que vai fazer com que isso aconteça.


Luciana afirma que "a arquitetura humanizada deve ser o ponto de partida para o edíficio escolar".


E nem é ela sozinha, certamente.


Mas a parte que cabe a ela deve ser muito bem cuidada.


E aqui vão duas dicas muito importantes para a sua infraestrutura impactar positivamente na fidelização e captação de alunos.


Total Atenção aos Detalhes:


Seja na construção, adaptação, manutenção ou limpeza de qualquer parte da infraestrutura, a atenção aos detalhes deve ser total.


Cuidados básicos com situações que possam gerar acidentes, desconforto e insegurança são os pontos primordiais nesse quesito.


Manter as instalações sempre limpas e bem cuidadas também faz parte dos cuidados básicos sem os quais nem adianta querer caprichar no resto.


Para que se destaque é necessário também cuidar da beleza das instalações, do aproveitamento de espaços e dos detalhes que geralmente passam desapercebidos, como poluição visual, ruídos excessivos e odores desagradáveis.


Segundo a sócia do escritório Decor Arquitetura, "além do espaço acolhedor onde os alunos e funcionários se sintam bem e confortáveis, incluímos o conforto térmico com ambientes arejados, a acústica e mobiliários seguros. Isso não significa luxo, designs arrojados e grandes investimentos, mas sim escolhas corretas".


Uma parede riscada, uma porta de banheiro sem trinco ou uma sala extremamente bagunçada podem parecer detalhes bobos, mas fazem a diferença na percepção de qualidade daqueles que visitam a instituição.


Constante Investimento em Novidades:


É importante, de acordo com a possibilidade de cada instituição, separar uma verba anual para investimento na infraestrutura.


Primeiro porque investir em novidades significa, ou deve significar, investir na qualidade do ensino oferecido.


Não se pode pensar em novidades que não estejam diretamente ligadas com a missão da escola (fazer investimentos só por modismo), mas sim naquelas que tendem aperfeiçoar o trabalho já realizado.


E isso acaba refletindo na captação de novos alunos.


Faz total diferença apresentar algo novo a cada ano, para que tanto o público da instituição, quanto aqueles que a visitam, tenham a percepção de que a escola não fica "parada no tempo".


Uma sala nova, a cobertura da quadra de esportes, uma modificação na recepção, mudanças na fachada, alteração no lay-out das salas de aula são sempre vistas com grande apreço por todos.


E, no momento de levar uma visita para conhecer as instalações o impacto será muito maior se as novidades forem corretamente exploradas.


Divulgue Bem:


Você sabia que anúncios com fotos da infraestrutura são muito mais efetivos do que anúncios com fotos de crianças (sejam alunos ou atores) nas redes sociais?


Ao explorar bem essa característica você pode atrair mais visitantes para a sua instituição durante a campanha de matrículas.


E aí, para encantar os visitantes mostrando ao vivo tudo o que ele viu na tela do celular, vai ser um passinho apenas.


E se não souber como fazer esses anúncios não tem problema.


A idk Soluções pode ser a parceira ideal da sua instituição na comunicação e gestão das redes sociais.


Clique aqui e conheça um pouco mais das nossas soluções para comunicação!

idk Soluções em Gestão Educacional

Av. Piraporinha, 570 - CEP 09891-001

São Bernardo do Campo

CNPJ: 26.703.202/0001-93

© 2020 por idk Soluções

Siga-nos nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon