Veja o que pode ser feito pela gestão escolar para que as avaliações no Google sejam mais um aliado na captação de alunos.
A era digital transformou a maneira como buscamos informações e realizamos transações. No setor educacional, a captação de alunos para colégios particulares também vem passando por mudanças.
Se avaliarmos o período pós isolamento social, quando todos tivemos que nos adaptar a uma realidade mais digital, veremos que a evolução dos componentes digitais para o processo de atração e captação de alunos tem se intensificado mais do que em qualquer outra época.
E uma das ferramentas mais relevantes nesse contexto é a utilização de avaliações online de clientes para atrair mais interessados no serviço da sua escola.
Neste post, discutiremos a importância dessas avaliações e como elas podem contribuir para a captação de alunos de um colégio particular.
Mas, o que são as avaliações online?
As avaliações online estão por toda parte, em praticamente todos os recursos digitais que utilizamos, ao ponto de ficar praticamente impossível trazer alguma definição concreta para elas.
Em praticamente todas as transações e ações que fazemos online, como por exemplo o transporte de passageiros, solicitar refeições por delivery, assistir filmes e séries, entre outros, todos nós nos habituamos a escolher (quando podemos) aquele prestador de serviço com mais estrelas, ou com melhores avaliações.
E também nos habituamos a realizar as avaliações de produtos, serviços e experiências que tivemos.
Uma pesquisa da Bright Local afirma que 98% dos consumidores leem avaliações online sobre um produto ou serviço antes de tomar a decisão de compra, independente do valor ou do impacto que essa compra terá na vida do consumidor.
E essas avaliações não restringem-se apenas a produtos e serviços comprados no mundo digital.
Quem nunca recebeu uma notificação do Google para avaliar um restaurante que esteve com a família ou um hotel que visitou nas férias?
Hoje podemos dizer que as avaliações online são a melhor forma de escolher e de ajudar outros consumidores a fazerem suas escolhas.
E Qual Impacto Delas para a Sua Escola?
Em termos práticos, uma família que esteja pesquisando por escolas no Google, vai se deparar com aquela famosa caixinha do Google Maps indicando quais escolas estão próximos ao local pesquisado.
E é no Google Maps, ou melhor, no Google Empresas (antigo Meu Negócio) que o futuro papai, a futura mamãe da sua escola vai ver as avaliações que outros papais, outras mamães, e até pessoas que não possuem relação com a sua escola, fizeram.
Se sua escola recebe poucos pais que fizeram uma pesquisa no Google antes de entrar em contato com a escola, você realmente não precisa se preocupar com as avaliações no perfil da sua escola no Google. Massss....
De acordo com a nossa Pesquisa de Novos Alunos, 85% dos pais também buscam informações sobre a escola pelo Google.
Esse pais geralmente já receberam alguma indicação, passam na porta da sua escola ou tomaram conhecimento da sua instituição por outro meio.
Mas eles acabam pesquisando também no Google. E se pesquisam com o nome da sua instituição, o Google já apresenta o perfil da sua escola bem ao lado dos resultados de busca (ou acima, se a busca for feita pelo celular).
E aí lá estarão as estrelas da sua escola. Ou, melhor, as avaliações que os usuários da internet fizeram.
Pode Ser Bom, ou Pode Ser Pior
O número de estrelas, ou melhor, o resultado da avaliação no Google pode ser muito bom ou não para a sua escola.
Temos a tendência de pensar que, quanto maior o número de estrelas, melhor aquela empresa é.
O grande problema das avaliações no Google é que não é possível saber se quem avaliou teve realmente algum relacionamento com a sua escola.
Ou, até melhor, qual tipo de relacionamento o avaliador teve com a sua escola.
Pode ser realmente um pai ou uma mãe de aluno. Mas pode ser também um aluno ou uma aluna, um fornecedor, uma família que visitou e não matriculou, um concorrente...
E aqui mora um grande perigo dessas avaliações: como saber a sua fidedignidade das avaliações.
Uma campanha mal intencionada e bem orquestrada pode derrubar a média das suas avaliações e isso pode ser um problema para a escola.
Como Garantir Avaliações Verídicas?
Você nunca vai garantir, ao menos não no formato atual das avaliações no Google, que alguém estranho ao seu colégio faça uma avaliação.
Porém, existe uma tática muito pouco utilizada pelos gestores escolares (ou gestores do marketing escolar) que pode garantir maior fidedignidade às avaliações e, de quebra, ainda garantir que avaliações negativas não afastem pais interessados em conhecer a escola.
Uma tática simples, que demanda um pouco de tempo, e que pode ser o grande diferencial para quem está lendo as avaliações.
Responda-as!
Sim, responda as avaliações recebidas no Google Empresas. Até mesmo aquelas mais indigestas.
A diferença entre uma empresa que está focada no cliente de uma que não está não é a perfeição do atendimento (até porque perfeição não existe), mas sim a preocupação em ouvir, acolher e explicar. Mas, atenção: ouvir, acolher e explicar não é sinônimo de debater.
E o pior lugar do mundo para debater é no Google Avaliações.
Ao responder as avaliações, o papai ou a mamãe que as estiver lendo vai perceber que sua escola realmente se importa com todos, desde aqueles que deram 5 estrelas até aqueles que não foram só elogios.
E essa é a melhor forma de fazer com que essas avaliações ajudem no processo de atração de novos alunos.
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