• Marcelo Lopes

Portal Indikação - o Novo Portal de Serviços da idk Soluções

Saiba tudo sobre o portal que vai ajudar sua escola na fidelização, atração e captação de alunos.



No último dia 05 de maio a idk Soluções lançou oficialmente o Portal Indikação, o primeiro portal da internet brasileira com foco em experiência do cliente educacional e inteligência de mercado.


O evento on-line contou com a participação de gestores de instituições de ensino de todo o país e de todos os tipos (educação básica, superior, cursos livres e ensino técnico) e foram apresentadas todas as funcionalidades de cada plano.


Quer saber um pouco mais sobre o Portal Indikação?


Preparamos esse post com as principais informações sobre como o Portal Indikação vai ajudar sua instituição de ensino na fidelização, atração e captação de alunos.


E colocamos, ao final do post, o vídeo da apresentação feita no evento de lançamento.


Potencializar a Indikação:


A principal função do portal é levar o processo de indikação de alunos, pais e responsáveis para além das fronteiras da sua instituição.


Um cliente promotor de uma instituição de ensino pode indikar a instituição para uma média de 8 a 14 conhecidos (dependendo do tempo que durar a relação dele com a instituição).


Porém, nos últimos 10, 15 anos o consumidor tem ganhado cada vez mais voz através da internet.


São diversos os sites e aplicativos em que se pode avaliar produtos e serviços mais diversos. Até nas redes sociais e no Google é possível encontrarmos esse tipo de avaliação.


E quem lê essas avaliações, confia.


Um estudo realizado em novembro de 2019 mostra que 80% dos consumidores confiam amplamente nas avaliações lidas na internet (veja aqui).


Está na hora, então, do mercado educacional privado ter um aliado na divulgação dessas indikações.


Está na hora do Portal Indikação!


Cuidar da Fidelização:


A indikação é coletada através de pesquisa de satisfação, que chamamos de Pesquisa Indikação.


Através dessa pesquisa, onde utilizamos a metodologia NPS (conheça mais sobre a metodologia clicando aqui), traçamos um Raio-X completo da instituição, avaliando os principais gargalos para fidelização e o perfil de cada cliente no seu relacionamento com a escola.


Essa avaliação permite aos gestores traçar planos de ação para melhoria de processos, reverter situações pontuais de insatisfação, avaliar a equipe, entre outras possibilidades.


Tudo isso tendo como foco a fidelização de alunos através da melhoria constante do processo de atendimento na instituição.


Além da pesquisa de satisfação o portal oferece também, a depender do plano contratado, a Pesquisa de Evasão, realizada com alunos e/ou pais e familiares que deixaram a instituição antes do término do curso.


Essa pesquisa visa levantar os principais motivos de evasão e apresentar dados que permitam aos gestores escolares uma análise sobre o que está levando seus clientes a procurarem outra instituição.


A Captação Não Fica de Fora:


O processo de captação de alunos é acompanhado através de até três pesquisas (a depender do plano escolhido) realizadas com o público que procura a instituição de ensino.


A primeira é a Pesquisa de Qualidade no Atendimento (restrita ao Plano Premium) onde buscamos avaliação de como foi o atendimento presencial na instituição de ensino.


É uma pesquisa realizada semanalmente e que visa uma análise das melhorias possíveis no processo de atendimento a alunos e famílias durante todo o ano.


A segunda é a Pesquisa de Diferenciais, realizada com aqueles que optaram pela instituição de ensino e realizaram a matrícula.


Nesse processo, realizado mensalmente, buscamos identificar os principais motivos de escolha que poderão ser identificados como Diferenciais Competitivos da instituição de ensino.


Por fim, mas não menos importante, temos a Pesquisa de Não Matrícula, realizada mensalmente com aqueles que a instituição não espera mais receber a matrícula (foram descartados no processo de atendimento).


Essa pesquisa visa identificar os pontos falhos no processo de captação e levar dados à gestão escolar para tomada de decisão e correção de rota.


Tudo Com Inteligência:


Os assinantes dos planos pagos do Portal Indikação ainda terão acesso a três relatórios de mercado que visam entregar dados para embasar a tomada de decisão.


O primeiro relatório (a depender do plano escolhido), que será entregue ao final de cada ano, é uma análise comparativa do NPS da instituição com a média das demais instituições avaliadas pela idk.


Essa análise será separada por tipo de instituição (ensino básico, técnico, superior e livre) e poderá ser dividida também pela localização e porte da instituição.


Tudo isso para que o gestor consiga compreender qual o cenário da sua instituição de ensino no mercado.


Afinal, um indicador (como é o caso do NPS) só cumpre sua função quando conseguimos compará-lo em outros cenários.


Os outros dois relatórios são restritos à educação básica e fazem uma análise da participação de mercado da instituição (comparativamente aos concorrentes) e dão uma visão do mercado educacional na sua região.


E Mais Algumas Coisinhas:


Além disso tudo, os assinantes do Portal Indikação terão acesso ao Drops NPS, um conteúdo por vídeo com dicas sobre fidelização, atração e captação de alunos.


E os assinantes do Plano Premium ainda terão um acompanhamento periódico de um especialista em marketing educacional da idk Soluções, através de reuniões on-line, para debater ideias e sugestões para aperfeiçoar os processos de fidelização, atração e captação de alunos.


E ainda vem mais por aí: treinamentos, webinares exclusivos, Premio Indikação, entre outras coisas.


Ficou com vontade de ver os planos do Portal Indikação?


Então clica no link abaixo:


Portal Indikação


Quer ver a apresentação realizada no evento?


Clica no vídeo abaixo:



E conte de vez com um parceiro de verdade na fidelização, atração e captação de alunos!


idk Soluções em Gestão Educacional

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